11 de mai. de 2013

Cálculo Urinário em cães e gatos


    Saiba mais sobre o cálculo urinário:

    O cálculo urinário ou urolitíase é a formação de precipitados em forma sólida, não só na bexiga, como em qualquer local do trato urinário, já o cálculo renal é um pouco mais raro.
    Eles podem se formar por predisposição genética, infecções urinárias, deficiência de vitamina A e tipo de alimentação fornecida ao animal. Há diversos tipos de cálculos urinários, e são classificados de acordo com seu conteúdo mineral: estruvita, oxalato de cálcio, urato, silicato, cistina e mistos; sendo a estruvita e o oxalato de cálcio mais comumente encontrado. A solubilidade dos cristais depende do pH, temperatura, e densidade específica da urina.
    Os sinais clínicos que o cão e gato podem apresentar são diversos, entre eles: obstrução do fluxo urinário parcial ou total; infecção do trato urinário (ITU), hematúria (sangue na urina) e sinais de desconforto abdominal; vômito, anorexia e depressão. Caso haja infecção, a urina pode apresentar um odor fétido. 
    O início do diagnóstico é clínico, com palpação de bexiga. Em algumas situações pode-se sentir a presença dos cálculos. Na maioria dos casos, haverá a necessidade de exames complementares tais como: urinálise, urocultura e/ou radiografias.
    O tratamento irá remover as obstruções uretrais e esvaziar a bexiga. Existem rações medicamentosas que ajudam no tratamento e prevenção do cálculo, mas mesmo assim, os cálculos maiores deverão ser retirados por cirurgia.
    Os gatos machos são bem sensíveis a cálculos urinários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário