27 de mai. de 2013

Doença Periodontal


DOENÇA PERIODONTAL

O que é?

É um conjunto de condições inflamatórias, de caráter crônico, que começa afetando o tecido gengival e que pode levar à perda dos tecidos de suporte dos dentes.


Qual é a causa?

Os microrganismos responsáveis por esses eventos estão presentes na placa bacteriana. A infecção bacteriana que circunda os dentes causa inflamação na gengiva, ligamento periodontal, cemento e osso alveolar.  Existem fatores contribuintes como a falta de higiene oral apropriada, resposta do hospedeiro, raça, espécie, genética, idade e dieta.

O que acontece?

As bactérias, através do seu metabolismo produzem subprodutos capazes de lesar as estruturas periodontais . A gengiva é a primeira estrutura lesada e responde à agressão com inflamação, edema, vasodilatação e migração celular (gengivite). A gengivite pode ser reversível caso a placa bacteriana ou tártaro sejam removidos. Em alguns cães, principalmente nos de grande porte, a gengiva pode responder à placa através de hiperplasia gengival inflamatória – crescimento do seu epitélio ao redor do dente.  Quando ocorre o envolvimento do periodonto de sustentação, o processo é chamado de periodontite, sendo irreversível. A doença periodontal pode implicar em sérias outras alterações sistêmicas, podendo levar a glomerulonefrite, hepatite, poliartrites e endocardites bacterianas.

Por que os dentes caem?

À medida que o osso alveolar adjacente é lesado e então absorvido, há formação de bolsa periodontal, entre o dente e o osso. Com a progressão da lesão, mais ossos e tecidos moles são perdidos e o ligamento periodontal é separado de seu suporte, então o dente torna-se luxado no seu alvéolo e, por fim, pode ser eliminado.

Como é o tratamento?

O tratamento baseia-se na eliminação de toda placa ou cálculo dentário, polimento nas superfícies duras e restauração da profundidade da gengiva. Tratamentos relacionados, como endodônticos ou extrações devem ser agregados no planejamento. Os dentes podem ser salvos até que se percam 75% do seu suporte ósseo de uma ou mais raízes. Vale lembrar que a gengivite pode se reestabelecer caso os dentes não sejam mantidos limpos e livres de bactérias, portanto, devem-se estimular métodos domésticos de higiene oral, como a escovação.


A - Dentes sadios
B - Início do acúmulo de tartaro
C - Periodontite moderada a grave com gengivite
D - Gengivite severa, com perda de tecido ósseo e possível perda dos dentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário