20 de mai. de 2013

Carcinoma de Células Escamosas


   As neoplasias cutâneas são as mais diagnosticadas e representam aproximadamente 30% dos tumores em cães e 20% em gatos. 
    A exposição prolongada ao sol pode propiciar o desenvolvimento de tumores de células escamosas na pele. Isso pode ocorrer principalmente nas regiões da pele do animal onde não há pêlos, em animais que possuem a pele pouco pigmentada ou despigmentada. Porém, vale lembrar que nem todos os carcinomas de células escamosas são induzidos pela exposição à luz solar. 
    Os carcinomas de células escamosas são tumores malignos epidermais, são localmente invasivos e se infiltram na derme e nos tecidos subcutâneos adjacentes. É a neoplasia de pele mais freqüente em felinos
    As lesões nos felinos localizam-se com mais freqüência no plano nasal, nas pálpebras, nas orelhas e nos lábios. Muitas vezes, essas neoplasias são erosivas e ulceradas.  Nos carcinomas localizados nas pálpebras pode haver conjuntivite e nos de plano nasal, sinais como epistaxe, espirros, ulceração e aumento de volume. 
    O diagnóstico pode ser obtido com estudo citológico e exame histopatológico. O diagnóstico diferencial inclui infecções de pele, lesões imunomediadas e outras alterações dermatológicas. Com um diagnóstico precoce e um controle local efetivo se pode ter a possibilidade de cura. 
    O tratamento cirúrgico com uma ampla margem em casos de pequenos nódulos pode ser curativo, porém em pacientes com grandes áreas acometidas o tratamento cirúrgico fica restrito podendo se considerar a radioterapia e quimioterapia.

10 Sinais Comuns de Câncer em Animais de Companhia

1. Inchaços anormais que persistam por longos períodos ou inchaços que continuem em crescimento
2. Feridas que não cicatrizam
3. Perda de peso
4. Perda de apetite
5. Sangramentos ou descargas provenientes de qualquer abertura corporal
6. Odores muito fortes
7. Dificuldade para se alimentar ou deglutir
8. Hesitação ao exercício ou perda da resistência
9. Claudicação persistente/ rigidez
10. Dificuldade em respirar/urinar/defecar

Nenhum comentário:

Postar um comentário