O que dar ao meu cão?
O que ele poderá comer sem passar mal?
Qual alimento pode intoxicá-lo?
São perguntas relativamente simples, SE pudéssemos comparar com o que comemos, mas na verdade não podemos!!!
O organismo dos cães funciona de forma diferente da nossa, assim como sua alimentação também é diferenciada, portanto, alguns alimentos que gostamos ou fazem bem a nossa saúde, para eles pode ser prejudicial.
Seguem alguns exemplos:
Chocolate: contém uma substância altamente tóxica para os cães, a Teobromina. Quanto mais escuro um chocolate é, mais Teobromina contém. Os sintomas de envenenamento aparecem quando o cão comeu acima de 45mg por quilo. Se o seu cão comeu o chocolate, o mais indicado é correr para um Médico Veterinário, para que ele possa receber todos os cuidados necessários. O excesso de chocolate pode levar ao óbito. Estudos dizem que acima de 52mg/kg já pode ter este triste efeito!!
Cebola: contêm uma substância chamada dissulfeto de n-propil, que altera a hemoglobina, provocando a destruição de glóbulos vermelhos e causando anemia, icterícia e sangue na urina. Essa intoxicação pode ser revertida com tratamento e até mesmo transfusão sanguínea.
Uva: Existem alguns casos reportados de cães que sofreram reações tóxicas ou morreram depois de ingerirem uma grande quantidade de uva ou uva-passa. A substância que causa essa intoxicação não foi identificada, mas causa um problema renal no cão.
Ainda existem outros alimentos, como batata (verde e sua pele), uva-passa, alimentos com cafeína (chás, mates, refrigerantes), biscoitos de chocolate, leite com achocolatado, bolo, etc.
Por isso temos que ter cuidado.
Uma boa dica é sempre tentar imaginar o que seu cão acharia na natureza, caso ele fosse um cão selvagem.
Pão? Biscoito? Doces? - provavelmente não né?!
Fonte:
http://tudosobrecachorros.com.br/2012/02/alimentos-toxicos-para-caes.html#ixzz2keLxhbSv
Nenhum comentário:
Postar um comentário