Verão vem ai,
e nossos pets podem sofrer muito com todo esse calor.
Algumas dicas podem ajudar seu peludo a passar por esse calorão carioca com uma saúde melhor.
- Caminhadas e passeios sempre de manhã bem cedo, até as 8h, quando o Sol ainda não está forte e o chão ainda não está muito quente, e após as 20h.
- Pise descalço no chão enquanto estiver passeando com seu peludo, se você conseguir andar normalmente sem queimar a sola dos pés, perfeito. Lembre-se, chão quente queima e causa feridas seríssimas nas patinhas (coxin = pantufa) deles.
- Água em abundância. Muita água. O ideal é que se espalhe diversos potes com água fresca pela casa. Um pote na sala, outro na cozinha, varanda, quartos e qualquer dependência onde o peludo tenha livre acesso. Dica: coloque cubos de gelo, eles vão adorar!!
- Raças braquicefálicas (focinho curto) como Bulldog Inglês e Francês, Pugs e outros são extremamente sensíveis ao calor. Eles possuem dificuldade para respirar e por isso não conseguem controlar muito bem sua temperatura interna. Com isso ela vai subindo de 38,2 graus para mais, causando assim um hiperaquecimento que pode levar ao óbito.
- Uma forma de fornecer bem estar é com a utilização de aparelhos de ar condicionado e/ou ventiladores em dias muito quentes, além da sombra e um piso geladinho.
- Cuidado com excesso de petiscos! No calor, os cães e gatos tem uma tendência a comer menos. Sendo assim, caso seu peludo não esteja com toda aquela fome, não dê petiscos. Eles não vão alimentar e seu amigo pode ficar com deficiência nutricional depois.
Com todo esse calor, é comum que os animais cheguem no consultório com alguns sintomas de mal estar, como febre, fezes pastosas, vômitos e prostração, além de diversas alergias de pele.
Tenha paciência, faça o tratamento e tente proporcionar o melhor ambiente possível para eles.
E bom verão!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário