Como todos sabem, sou uma apaixonada pelos Bulldogs de modo geral, mais conhecidos carinhosamente por "meus gordinhos". Todo ano, quando se aproxima o verão do Rio (Rio 50 graus!!!) eu me preocupo mais ainda com eles.
Sempre que atendo um cliente Bull e falo dos cuidados e preocupações nesta época, ouço "Nossa Dra, mas a senhora é muito preocupada, isso não é exagero? "
Não gente, não é! Todo ano ouço diversas história de perdas de bulls, principalmente os ingleses e isso parte meu coração.
Eles são cães fortes, grandes e com tendência a sobrepeso. Uma característica importante é serem braquicefálicos, isto quer dizer que são cães de focinho curto, para "dentro" da carinha e o maior problema é que isso atrapalha na respiração.
São imensamente felizes e brincalhões, super dóceis com todos a sua volta e levados.
Por serem animados, vivem querendo brincar, mas sua condição física raramente permite muito tempo de brincadeira e isso faz com que eles se cansem rápido.
Diferentemente dos humanos, os cães não suam como nós, e para manter a temperatura do corpo ideal, eles respiram de boca aberta, afim do ar entrar no organismo refrigerando ele. Isso ao mesmo tempo que funciona, também atrapalha, porque faz com que o organismo trabalhe rápido e continue esquentando. Então como fazer com que eles se refresquem mais rápido?
Segue abaixo algumas dicas:
- Coloque diversos de potes de água pela casa, potes grandes, e com muitas pedras de gelo. Se puder, congele placas de gelo em potes de margarina, etc. Deixe ali para que a água fique sempre fresquinha.
- Mantenha garrafas pet com água congelada pelo chão, eles gostam de deitar perto e isso ajuda a refrescar
- Use ventilador ou ar condicionado. O ventilador pode servir em ambientes onde há uma boa corrente de ar, com sombra e piso frio. Em locais fechados como apartamentos, que não conseguimos uma boa corrente de ar, faz-se necessário o uso do ar condicionado, principalmente durante o dia, onde o Sol está fervendo!!
- Não passeie durante o dia: da hora que o Sol nasce até a hora que se põe, o calor é muito forte. De noite, após as 21h começa a ficar menos pior, e TA:LVEZ ele aguente dar uma volta na calçada. Nada de corrida ou passeio muito longo. E Lembre-se de levar uma garrafa com água gelada junto.
- A alimentação deve ser mais leve. Diminua a quantidade de petiscos. Nessa época, eles ficam sem comer por um tempo maior, e se damos muitos petiscos, eles substituem a refeição. Por isso, descartes os petiscos como bifinhos, biscoitos e etc, e dê preferencia para os naturais, como cenouras e frutas.
- Que tal um picolé??? Não, não um picolé como o nosso, mas em dias extremamente quentes, você pode congelar, por exemplos, pedaços de cenoura em um pote de sorvete cheio de água. Quando você retirar o bloco de gelo com cenoura picada e der, eles ficarão completamente enlouquecidos. Só lembre de não fazer isso no seu tapete!!! (vai molhar um pouco)
- Pode piscina? Desde que não seja piscina muito funda e com você por perto, pode!! Mas temos um problema. Depois você terá que levá-lo em uma petshop para dar um banho e secar bem. Deixar um bull molhado é sinônimo de problema futuro sério!!!
- E por falar em petshop.... saiba onde você está deixando seu peludo. A pet tem que ter uma estrutura boa, limpa, com um BOM AR CONDICIONADO e piso frio. Procure entrar no local e ver como está a temperatura lá dentro. Evite deixá-lo para o banho e ir as compras. O ideal é que ele vá, entre no banho e vá embora logo.
- Os exercícios físicos são bons, mas no calor fazem o efeito inverso. Temos que tomar uma cuidado maior ainda do que nos passeios!
- Saco de gelo / colchão gelado. Se você não tiver um daqueles colchões que ficam gelados, você pode disponibilizar aqueles sacos de gelo que se compra em distribuidoras de bebida. Deixe no chão, você vai se divertir muito vendo seu bull rolar por cima dele, feliz da vida.
Mas e se mesmo assim eles tiverem uma Hipertermia, o que fazer?
- Primeiramente, coloque ele em um local fresco, no qual ele possa deitar de barriga no chão frio, e você possa jogar água fresca nele. Não jogue água muito gelada, porque você pode agravar com um choque térmico. Toalhas molhadas também ajudam muito. Tente lembrar de manter esses locais mais frescos possíveis: virilha, barriga e axila.
- Se ele estiver em condições de beber água, ofereça água fresca com pedrinhas de gelo dentro, mas como disse anteriormente, não pode estar gelaaaaada.
- Ligue o ar condicionado ou o ventilador.
- Se estiver babando muito, procure secar em volta e principalmente tirar a baba que fica para dentro da boca.
- Assim que ele estiver em condições, leve imediatamente ao médico veterinário. Lembre-se de avisar no caminho que você está indo, isso ajuda seu bull ter um atendimento mais rápido e adequado.
Um beijo
Dra. Nathalia Breder
**Nota: esse texto só iria ao ar semana que vem, mas antecipei como uma homenagem e aviso a todos!! Um abraço apertado na família do Gully - um liiiindo Bull que virou estrelinha ontem.
**Nota: esse texto só iria ao ar semana que vem, mas antecipei como uma homenagem e aviso a todos!! Um abraço apertado na família do Gully - um liiiindo Bull que virou estrelinha ontem.
Por favor, onde posso arranjar um desses colchoes que ficam gelados? Meu bull esta sofrendo mtcom o calir e estou preocupada!
ResponderExcluir