Krum (Prop. Ana Paula Legey) em tratamento contra a Rinotraqueíte no Blue Pet |
A rinotraqueíte felina é uma doença que atinge tanto os gatos domésticos quanto os selvagens.
É causa pelo vírus herpesvirus felino tipo 1 (ou FeHV-1), sendo responsável por 45% das doenças respiratória dos gatos. Ela atinge o trato respiratório superior e é extremamente comum em gatos jovens, com menos de um ano de vida e que vivem livres nas ruas ou que possuem domicílio mas tem a liberdade de sair para passeios e dessa forma, manter contato com outros gatos.
A transmissão acontece por contato direto, através das secreções de nariz, olhos e espirros, assim como a gripe humana.
Quando iniciamos o tratamento para a rinotraqueíte felina, os sintomas tendem a desaparecer entre 1 a 3 semanas. Apesar da aparente cura, o gato será portador para sempre deste vírus, que poderá se manisfestar em outras ocasiões durante a vida, principalmente as que envolvam estresse ou até mesmo doenças mais graves.
Os principais sintomas são: espirros com ou sem corrimento nasal e presença de muco, olhos mais fechados e podendo apresentar secreção por infecção bacteriana secundária, dificuldade para respirar, febre, prostração, inapetência, emagrecimento e tosse.
Na vacinação dos felinos no Brasil, tem incluso o FeHV-1 por isso a importância da vacinação dos filhotes antes de apresentá-los aos outros gatos da casa e a preocupação em não deixar gatos contaminados em meio aos outros.
Os adultos devem receber o reforço da vacina anualmente.
Bob (Prop. Leila Santos) em tratamento contra a Rinotraqueíte no Blue Pet |
Lembre-se: a contaminação entre gatos, só acontece quando um deles, portador da doença, está com ela ativada, isto quer dizer, que ele apresenta todos os sintomas e está apto a transmitir o vírus através dos espirros e secreções. Fora esse período, não há transmissão.